
MICROPIGMENTAÇÃO
Depois de tudo feito, é preciso paciência. Quase metade do pigmento sairá nos próximos 30 dias, e sua pele vai descamar um pouco. Nessa fase, é importante usar as pomadas recomendadas. Depois de um mês, geralmente é necessário fazer o retoque. Iremos avaliar se o pigmento teve uma boa fixação na pele, e se em alguma região a tinta “não pegou”, faremos um novo procedimento.
A durabilidade do pigmento na pele depende da técnica de aplicação, cor utilizada e hábitos do cliente. Ao longo do tempo o pigmento sofre degradação com a regeneração natural da pele e o procedimento pode ser refeito sem qualquer risco.
No início do processo de cicatrização o incomodo será maior, pois as células vão interpretar o pigmento como um corpo estranho e tentar expeli-lo, isso é completamente normal. A pele formará uma fina película incolor, que protegerá provisoriamente a ferida de agentes externos. No momento que a pele começar a se regenerar, a película irá ressecar e se soltar naturalmente.
Não se preocupe, como em qualquer corte na pele as fases de cicatrização para a micropigmentação são as mesmas. A cicatrização de feridas é a restauração da continuidade do tecido após a lesão. Ao ser afetado por uma lesão ou agressão, o tecido se torna incompatível com o tecido não lesionado na proximidade.
A cicatrização de feridas, independente da lesão, é constituída de 3 etapas ou fases fisiológicas:
-
Fase inflamatória – As células do sangue e dos tecidos secretam substâncias para criar um processo inflamatório.
-
Fase proliferativa – formação de crostas e cicatrizes são produzidas para proteger e induzir a cicatrização; as células remanescentes da pele se dividem e produzem novas células.
-
Fase de remodelação – a cicatriz formada durante a cicatrização é desfeita; uma nova pele começa a se associar ao tecido.
O ato de “cutucar”
Quando a pessoa cutuca uma ferida, ela tem maior tendência de originar uma cicatriz. Quando esse ato causa o sangramento novamente, a crosta precisará ser reconstruída e a cicatrização iniciará do zero.
NUNCA coce ou arranque a casquinha que se formará pela micropigmentação, pois além de arrancar o pigmento, isso retardará todo o processo de cicatrização.